Avaliação Neuropsicológica Infantil: um olhar aprofundado sobre o desenvolvimento.
- cassianogueira32
- 11 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de mai.

A avaliação neuropsicológica infantil é um instrumento clínico essencial para investigar, de forma ampla e precisa, o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental da criança. Trata-se de uma avaliação especializada, realizada por psicólogos(as) com formação em neuropsicologia, utilizando testes e instrumentos padronizados e validados científicamente.
Essa avaliação é indicada em casos como:
● Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
● Transtorno do Espectro Autista (TEA);
● Transtornos de aprendizagem (como dislexia e discalculia);
● Queixas emocionais, como ansiedade e depressão infantil;
● Comportamentos desafiadores, opositores ou dificuldades de socialização;
● Baixo rendimento escolar sem causa identificada;
● Suspeitas de superdotação (altas habilidades).
O processo avaliativo tem duração média de 7 a 10 sessões, incluindo:
● Entrevista inicial com os responsáveis;
● Aplicação de testes neuropsicológicos;
● Observação clínica e análise comportamental;
● Devolutiva oral com os pais;
● Entrega de laudo completo com hipóteses diagnósticas e recomendações.
Principais testes e instrumentos utilizados:
● WISC-IV– Escalas Wechsler de Inteligência para Crianças;
● SRS-2 – Escala de Responsividade Social (para investigação de TEA);
●VINELAND-3 – Escalas de Comportamento Adaptativo: avaliam habilidades adaptativas como comunicação, habilidades sociais, autonomia e funcionamento diário, úteis em quadros de TEA, deficiência intelectual e transtornos do neurodesenvolvimento.;
● BPA (Bateria de Percepção de Atenção);
●FDT – Teste de Funções Executivas: investiga habilidades como planejamento, controle inibitório, flexibilidade cognitiva e tomada de decisão.
● FDT (Teste de Funções Executivas);
●TDE-II – Teste de Desempenho Escolar (Vetor Editora): avalia leitura, escrita e aritmética para fins de análise do rendimento acadêmico.
● RAVLT (Rey Auditory Verbal Learning Test) – Avaliação da memória verbal.
● EBADEP-IJ – Escala Baptista de Depressão - Versão Infantojuvenil: avalia sintomas de depressão em crianças e adolescentes.
● TIAH/S – Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação: contemplam comportamentos referentes a indicadores de AH/S em cinco áreas: capacidade intelectual geral, habilidades acadêmicas específicas, liderança, criatividade e talento artístico.
● EPQ-J – Questionário de Personalidade Infantil e Juvenil: avalia traços de personalidade em três dimensões (neuroticismo, extroversão e psicoticismo) em crianças e adolescentes
A partir da integração dos dados obtidos, é possível mapear com clareza o perfil de funcionamento da criança em áreas como:
● Atenção sustentada e seletiva;
● Memória verbal e visual;
● Raciocínio lógico e resolução de problemas;
● Linguagem oral e escrita;
● Controle inibitório e impulsividade;
● Flexibilidade cognitiva e planejamento;
● Habilidades adaptativas e sociais.
Com base nesse mapeamento, o profissional elabora recomendações direcionadas tanto para a família quanto para a escola, podendo também indicar intervenções psicoterapêuticas, reforço escolar ou reabilitação neuropsicológica.
Se você suspeita que seu filho(a) apresenta dificuldades de aprendizagem, emocionais ou comportamentais, a avaliação neuropsicológica pode ser o primeiro passo para um cuidado mais assertivo.
Clínica de Neuropsicologia e Psicologia Cassia Nogueira
Nosso trabalho é pautado na ciência e no cuidado humanizado.




